SENADO APROVA PROJETO QUE FLEXIBILIZA A LEI DA FICHA LIMPA; ALESSANDRO VIEIRA VOTA CONTRA

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (2) o Projeto de Lei Complementar 192/2023, que altera a contagem do prazo de inelegibilidade e, na prática, reduz o alcance da Lei da Ficha Limpa. A medida fixa em oito anos o período de inelegibilidade e agora segue para a análise do presidente da República.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) manifestou-se de forma contrária à proposta, reforçando a importância da Ficha Limpa como um marco da luta popular pela ética na política. Segundo ele, o mecanismo é fundamental para preservar a democracia e evitar o rápido retorno de políticos condenados à vida pública.
Enquanto Vieira se posicionou contra, os outros dois representantes de Sergipe no Senado, Rogério Carvalho (PT) e Laércio Oliveira (PP), votaram favoravelmente ao projeto.Com o voto contrário, Alessandro Vieira reafirmou seu compromisso com o enfrentamento à corrupção e com a valorização da confiança da sociedade nas instituições democráticas. Para ele, o país deve buscar avanços na integridade da política, e não retrocessos.