Secretaria De Estado Da Saúde se inspira em modelo paulista para a criar a Tabela SUS Sergipe

0
IMG-20250725-WA0067

Segundo informações do portal FaxAju, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) estiveram em São Paulo para uma visita técnica com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento da Tabela SUS Paulista, implantada em 2024.

A iniciativa paulista busca corrigir defasagens históricas nos valores pagos pelo Ministério da Saúde, utilizando recursos do Tesouro Estadual para complementar os repasses federais. O modelo já gerou avanços significativos no número de atendimentos, cirurgias e na ampliação de leitos, com reajustes que chegaram a até 1.000% em algumas especialidades, como alta complexidade, oncologia e saúde da mulher.

Durante a missão técnica, a equipe sergipana colheu subsídios para desenvolver a Tabela SUS Sergipe, com foco na valorização dos prestadores de serviços e no fortalecimento da rede hospitalar complementar do estado.

“Esse modelo vai trazer mais clareza e equilíbrio nos contratos com as instituições, além de garantir melhorias reais na assistência à população”, explicou Jardel Mitermayer, diretor administrativo da SES.

Além da parte financeira, um dos pontos mais elogiados na tabela paulista é a transparência: todos os pagamentos são públicos e acessíveis, o que favorece o controle social e a boa gestão dos recursos. Já o diretor de planejamento da SES, Davi Rogério Fraga, destacou que o novo modelo permitirá uma melhor organização na contratualização com os prestadores.“Com uma tabela local, conseguimos direcionar melhor os investimentos e acelerar o atendimento à população, garantindo mais eficiência e resultados concretos”, afirmou. A expectativa é que Sergipe desenvolva uma versão própria da tabela, adaptada à realidade local, garantindo justiça nos repasses e maior agilidade no atendimento pelo SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *