PAA QUILOMBOLA AVANÇA EM SERGIPE E FORTALECE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM 2026

Iniciado no final de 2025, o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA Quilombola vem se consolidando ao longo de 2026 como uma importante política de combate à fome e de fortalecimento das comunidades tradicionais em Sergipe. Nesse período, o programa já garantiu a entrega de cerca de 6,5 toneladas de alimentos, beneficiando famílias quilombolas e impulsionando a produção de agricultores familiares.
Executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o PAA Quilombola prioriza a compra de alimentos produzidos dentro dos próprios territórios, fortalecendo a organização comunitária, a geração de renda e a valorização dos saberes tradicionais.
Um exemplo recente da ação ocorreu em Siriri, na sexta-feira (30), quando foram distribuídas quatro toneladas de alimentos para 219 famílias quilombolas. No Quilombo Lagoa Grande, cerca de 100 famílias receberam aproximadamente 1,8 tonelada de alimentos, enquanto no Quilombo Castanhal 119 famílias foram beneficiadas com cerca de 2,2 toneladas, todas oriundas da produção local.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, o programa vai além da entrega de alimentos, ao movimentar a economia local e fortalecer a agricultura familiar.Ao integrar produção, renda e acesso à alimentação de qualidade, o PAA Quilombola reafirma seu papel estratégico em Sergipe, promovendo desenvolvimento social e inclusão produtiva nos territórios quilombolas.
Portal Ser Notícia, informação com credibilidade e bastidores da política sergipana.
