GOVERNO DE SERGIPE AVANÇA EM PARCERIA PARA FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA

0
IMG-20250806-WA0153

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), deu início a uma nova etapa de planejamento para melhorar e ampliar a infraestrutura portuária de Sergipe. O objetivo é avaliar a expansão do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) e analisar a viabilidade para a criação de um novo terminal no estado.

O estudo, que terá duração de 12 meses, será dividido em sete etapas e busca compreender a atual situação do terminal, além de apontar possíveis demandas futuras. A assinatura do contrato ocorreu durante o evento Sergipe Oil & Gas 2025, com a presença do governador Fábio Mitidieri.

Outra parceria foi firmada entre a FGV e a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese), com foco na elaboração de um levantamento técnico para o aproveitamento de mão de obra e equipamentos na desativação de plataformas no litoral sergipano.

Segundo Valmor Barbosa, secretário da Sedetec, a localização estratégica de Sergipe, próxima ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), somada ao alcance de um mercado de 30 milhões de consumidores em um raio de 500 km, reforça o potencial da região como eixo logístico comercial. A ampliação das operações portuárias deve favorecer o escoamento de mercadorias, tanto para o mercado interno quanto para o exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *