FASC MOVIMENTA MILHÕES E IMPULSIONA A ECONOMIA DE SÃO CRISTÓVÃO

0
IMG-20251123-WA0046

A 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) chega ao terceiro dia confirmando seu peso econômico na cidade histórica. Segundo a organização, o evento movimenta cerca de R$ 5 milhões por dia, impulsionando comércio, serviços, turismo e geração de renda em toda a região.

Com 124 ambulantes autorizados e dezenas de comerciantes locais adaptando suas estruturas para atender ao aumento da demanda, o festival transforma o Centro Histórico em um polo econômico temporário. Muitos empresários relatam que o Fasc representa o período mais lucrativo do ano. No Educafé, por exemplo, a equipe precisou ser ampliada de três para 15 pessoas para atender o fluxo de visitantes. Já artesãos e comerciantes afirmam que o evento garante renda suficiente para sustentar parte significativa do ano.

O turismo também exerce papel central na movimentação financeira. Restaurantes, hospedarias, casas de aluguel, bares e lojas registram ocupação máxima, ampliando o impacto econômico para além dos espaços do festival. A tradicional loja de bricelets, por exemplo, considera o Fasc como seu “13º salário”, dada a alta concentração de vendas nesses quatro dias.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, o festival ativa uma cadeia produtiva ampla, que inclui desde fornecedores locais até serviços ligados ao transporte, hotelaria e alimentação. Ele destaca que a economia criativa gerada pelo Fasc multiplica empregos temporários e estimula a circulação de renda dentro e fora do município.

Com grande fluxo de visitantes, aumento no consumo e fortalecimento de diversos setores, o Fasc se consolida mais uma vez como um dos principais motores econômicos de São Cristóvão, reforçando a importância dos eventos culturais como agentes de desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *