A ERA ” FLAMEIRAS” NÃO É ILUSÃO, É PURA REALIDADE

0
IMG-20251031-WA0099

Há quase 13 anos, no dia 18 de novembro de 2012, Flamengo e Palmeiras duelavam no Estádio Nilton Santos, antigo João Havelange. A partida era válida pelo Campeonato Brasileiro e valia a permanência dos paulistas na Série A. Já do lado carioca, tratava-se de um jogo de cumprimento de tabela, no qual os rubro-negros estavam apenas aliviados por já estarem garantidos na competição no ano seguinte.

O resultado todos já sabem: terminou com a queda dos alviverdes, após o empate em 1 a 1.

Se trouxermos essa história para o cenário atual, ela parece uma realidade paralela, algo que nem mesmo o mais criativo autor conseguiria escrever. Fato é que, com o passar do tempo, a realidade dos clubes mudou drasticamente, graças à organização financeira e profissional de ambas as instituições.

Flamengo e Palmeiras superaram as adversidades com excelência, reacendendo a paixão do torcedor e o orgulho em dizer que são Mengão e Verdão. Passados quase 13 anos desde aquele jogo de natureza indigna, os dois times mostraram que realmente mandam no Brasil e na América. Eliminando os argentinos do Racing e os equatorianos da LDU, o Flamengo, sob o lema “raça, amor e paixão”, conseguiu segurar o Racing, mostrando que aprendeu a ser também um time de Libertadores e que sua camisa é pesada em qualquer lugar, até nos ambientes hostis dos estádios argentinos. Já o Palmeiras escreveu mais um capítulo brilhante em sua história, com uma vitória épica por 4 a 0, após entrar no confronto com a desvantagem de 3 a 0 do primeiro jogo. Como dizem seus torcedores, “é o time do pacto”.

Os holofotes permanecem onde sempre estiveram: sobre Flamengo e Palmeiras. Os dois, que já decidiram uma final em 2021, agora estão frente a frente novamente. Vale o tetracampeonato e, consequentemente, a alcunha de maior campeão brasileiro da Libertadores. O clima de rivalidade é natural há muito tempo, e a expectativa é que, no dia 29 de novembro, o mundo acompanhe essa partida na esperança de ver a maior final de Libertadores do século.

Mais do que um jogo, será a prova de que, com paciência, organização e apoio dos torcedores, é possível chegar ao topo. A final promete emoção do começo ao fim. Como já dizia Galvão Bueno: “É teste pra cardíaco, torcedor.”E você, para quem vai torcer nessa final? Flamengo ou Palmeiras?A certeza é que a era “FLAMEIRAS” durará muitos e muitos anos, abrilhantando o futebol mundial.

Por ÁLVARO CALAZANS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *