LULA DIZ QUE FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA NA VENEZUELA É PRIORIDADE, E NÃO PRISÃO DE MADURO

0
IMG-20260205-WA0158

Em declaração concedida na quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o principal desafio da Venezuela no momento é fortalecer a democracia no país para oferecer melhores condições de vida aos venezuelanos, e não a discussão sobre a prisão de Nicolás Maduro e de sua esposa, como tem sido questionado em debates internacionais.

Segundo Lula, a prioridade do Brasil em relação à Venezuela é criar condições para que o regime democrático seja respeitado de forma efetiva e para que os milhões de venezuelanos que deixaram o país possam retornar. “Essa não é a preocupação principal. A preocupação principal é a seguinte: há possibilidade de a gente fortalecer a democracia na Venezuela e as 8 milhões de pessoas que estão fora de lá, voltarem à Venezuela? Há condições de a democracia ser efetivamente respeitada na Venezuela e a população possa participar ativamente?”, declarou o presidente.

O chefe do Executivo também ressaltou que a América do Sul deve ser mantida como uma “zona de paz”, descartando a possibilidade de um conflito armado na região e defendendo que a prioridade dos países sul-americanos deve ser o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida. “O que a gente quer é crescer economicamente, fortalecer o processo democrático e melhorar a vida de milhões de latino-americanos. Porque a América Latina não pode continuar a ser uma parte do mundo pobre”, afirmou.

Lula mencionou ainda uma conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em janeiro, na qual afirmou que a solução dos problemas venezuelanos deve partir dos próprios venezuelanos. “Eu disse ao presidente Trump: quem vai resolver os problemas da Venezuela são os venezuelanos. Eles têm que assumir a responsabilidade”, relatou.

Portal Ser Notícia — informação com credibilidade e os bastidores da política internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *